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Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande 1910

Esse dia foi histórico para Marcelino Ramos, para a região do Alto Uruguai gaúcho e para a nação, Brasil.

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17-12-1910 00:00:00

Esse dia foi histórico para Marcelino Ramos, para a região do Alto Uruguai gaúcho e para a nação, Brasil. Foi quando atravessou, pela primeira vez para Santa Catarina, uma composição ferroviária, confirmando a conclusão da primeira grande ferrovia “colonizadora” do país, a ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO-RIO GRANDE. Não sabiam os moradores, trabalhadores e dirigentes que 8 dias depois, em 25/12/1910, uma grande tristeza viria acontecer no Rio de Janeiro, com o falecimento do Dr. Marcelino Ramos da Silva, engenheiro responsável pelo traçado da ferrovia e futuro patrono do lugar.

A partir desse dia, um trem, levando passageiros e ou cargas poderia partir de Porto Alegre e chegar, com segurança, a São Paulo. Luta de uma nação, de um país, que iniciara 21 anos atrás, ainda durante o Império, quando o Imperador baixo o decreto 10.432, criando a estrada de Ferro São Paulo- Rio grande, concedendo os direitos para o engenheiro Joao Teixeira Soares.

Para a região norte e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, também, histórico, porque marcou a presença definitiva do progresso a ferrovia semeando cidade ao longo do seu trajeto e trazendo o desenvolvimento.

Para Marcelino Ramos, foi, sem dúvida, um grande dia histórico. Talvez o dia mais importante de sua vida. O povoado praticamente iniciava sua vida. A partir daquele dia, os trabalhadores de fora voltariam a suas cidades e a vida seria tocada somente com os moradores fixos. Na verdade, aquele 17 de dezembro de 1910 era o primeiro dia de existência de Marcelino Ramos, como povoado. Até então, tinha sido mais um acampamento de trabalhadores da ferrovia, agora, seria uma comunidade que começava a ser organizar.

Flagrante do dia 17 de dezembro de 1910, quando uma composição com passageiros atravessou a ponte sobre o Rio Uruguai, dando por inaugurada a Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande. Estavam interligados pela ferrovia, os quatro estados da Região Sul do Brasil.

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