1889: Em 9/11, o Decreto 10.432 autoriza a construção da Ferrovia São Paulo- Rio Grande, de Itararé a Santa Maria ( 1403 km). Mesmo ano ocorre a Proclamação da República.
1898: Os trilhos chegam a Passo Fundo. Ferrovia São Paulo – Rio Grande em construção no trecho paranaense, partindo de Ponta Grossa, em 2 direções: Para o norte, até Itararé em SP e para o Sul, até o Rio Iguaçu em União da Vitória.
1905: Inicia a construção do trecho Passo Fundo ao Rio Uruguai. Percival Farquhar vem para o Brasil.
1906: Percival Farquhar cria a Brazil Railway Co.
1907: Inicia a construção do trecho a partir de Porto União em SC até o Rio Uruguai.
1908: Em abril de 1908 fica decidido que o trajeto da Ferrovia será junto ao Rio do Peixe.
1910: A 17 de dezembro, completa-se a Ferrovia São Paulo- Rio Grande, em Marcelino Ramos.
1912: Guerra do Contestado.
1913: Em 22 de junho é inaugurada a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai em Marcelino Ramos.
1920: Marcelino Ramos iniciava seus primeiros anos, juntos a sua estação ferroviária, desenvolvendo suas casas comerciais e recebendo as famílias de colonos, interessados em adquirir terras no oeste catarinense. Inicio da colonização do oeste e extremo- oeste de Santa Catarina no pós- guerra. A ferrovia São Paulo- Rio Grande, agora concluída, foi um poderoso vetor de progresso. O fluxo principal vinha do Rio Grande do Sul, das colônias velhas, alemãs e italianas. Marcelino Ramos foi uma importante “porta de saída” de colonizadores rumo ao meio oeste catarinense.
1930: Revolução de 30 onde Getúlio Vargas se encontrava no poder.
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